A necessidade de fortalecimento do comércio e a busca pelo desenvolvimento levaram à criação da Associação Comercial e Industrial de Conchal em 1972. A iniciativa foi de um grupo de empresários da época, cientes de que uma entidade facilitaria o acesso do comércio a serviços, a mais recursos, e ainda teria a função de apoiar e auxiliar as empresas.
Com esse propósito, em 15 de janeiro de 1972 foi produzida pelo primeiro secretário da instituição, Antonio Carlos Fadel, a Ata Geral de Constituição da Acico, o documento que iniciou a história da Associação Comercial em Conchal. Estava eleito por unanimidade o primeiro presidente da entidade, o comerciante Martinho Antognolli. A ele, juntaram-se na diretoria Angelo Refundini, Abílio Corrêa, Francisco Antonio Baraldi, Jesus José Pianca, Antonio Carlos Fadel, Manoel Dias, Orestes Fadel, José Fernandes, Arnaldo Orestes Botoso, Manoel Lourenço Filho, José Egito Batista, Narciso Martha, Antonio dos Santos, João Barbosa, Mário Vômero, Arnaldo Albano, Roque Lázaro Blascke, Caetano Baraldi, Antonio Marcelino, Anna Maiochi Borges, Lázaro Corrêa de Souza, Manoel Dias, Antonio Maróstica, Bernardo Fadel, Edward Wallace Fadel, Francisco Simões de Almeida, Júlio Lourenço e Manoel Lourenço Netto. Foram 29 empresários, numa mostra de que uma entidade se constrói pelo esforço de muitas mãos.
Desde o início da década de 70 a entidade traçou um histórico que ficou marcado por períodos de expansão, estagnação e retomada do desenvolvimento, a partir de meados da década de 90. Foi quando uma nova diretoria, comprometida com a retomada e o desenvolvimento da Acico, passou a comandar a instituição.
As mudanças aconteceram em todos os setores, desde a estrutura física, o que exigiu um novo prédio e novos equipamentos, até a capacitação dos funcionários e adequação estatutária. Uma modernização da entidade foi necessária para oferecer ao empresário, principalmente ao comerciante, os serviços que ele mais precisava. Desta forma, avaliava a diretoria, o empresário voltaria a se associar. Foi o que aconteceu.
Com novas tecnologias, profissionais qualificados e estrutura física adequada, chegou a vez dos investimentos. Um dos focos de atuação dos diretores e funcionários foi a parceria com outras entidades como a Facesp e o Sebrae. A Associação Comercial passou então a oferecer um serviço antes pouco explorado pela entidade: a qualificação do associado. A iniciativa trouxe para a instituição, o que gerou nova necessidade de adaptação do prédio, centenas de empresários e seus funcionários.
Representar a economia local, norteando soluções sustentáveis e estratégicas para desenvolvimento de seus associados.
Avultar sua credibilidade local e regional, buscando novas soluções, estreitando parcerias contemplando o associado com o máximo de qualidade em seu atendimento. Apresentando um ambiente agradável e sustentável.
Martinho Antonholli – 1972
Nelson Zanchetta – 1973
Abílio Corrêa – 1974|1979
Alcides Pinto da Silva Junior – 1980|1982
Valdir Aló – 1982|1983
José Maria de Campos – 1984|1987
José Barbosa – 1988|1990
Valdomiro Muller – 1991|1997
Mário Ribeiro Duarte – 1997-2005
Orlando Caleffi Júnior – 2005|2008
Silverton Luiz Corrêa de Souza – 2008|2016
José Luís Viola – 2016|2018
José Paschoal da Silva – 2018|2020
José Luís Viola, presidente
Raimundo Nagakubo, vice-presidente
Vanessa Sommer, tesoureira
Paulo Witter Gelly, diretor de Relações Públicas
Cristiane Lago Tavares, secretária